top of page

Versatilidade, o diferencial da atualidade

Você sabia que atualmente um dos maiores diferenciais de um bailarino é a versatilidade?


Pois é?! Não existe mais bailarino apenas clássico, apenas contemporâneo, apenas de jazz ou sapateado, hoje um bailarino precisa estar preparado pra dançar diversos estilos.


Ao entrar no mundo profissional da dança que é vasto em possibilidades, um dos diferenciais mais procurados é a variedade de estilos que o bailarino pode oferecer.

Antigamente o mundo da dança, de cias profissionais era muito mais segregado, tinham as cias que dançavam ballet clássico, normalmente os grandes repertórios e cias de dança contemporânea que não dançavam obras relacionadas ao ballet (mesmo tendo em sua grade a aula de ballet diária, mas isso é um papo pra outro post). Com a globalização, as cias foram se abrindo pra novas possibilidades e abrangendo novas linguagens no seu repertório.


Então Cias como Royal Ballet, Opera de Paris e Bolshoi acrescentaram no seu repertório obras contemporâneas, e Cias contemporâneas trouxeram pra sua gama de possibilidades bailarinas nas pontas e formas também mais clássicas.

Além disso, no mundo de grandes produções, musicais, shows e eventos, a linguagem mais usada é o jazz e o teatro musical mas ter habilidades em ballet, contemporâneo, danças urbanas e sapateado agrega e te oferece um número maior de possibilidades de trabalho, isso sem contar que o bailarino precisa ter um mínimo de entendimento de canto e atuação.


E caso você queira ir pra outras áreas (veja todas as possibilidades no post Possibilidades de Carreira na dança) ter um entendimento das diversas linguagens vai te abrir horizontes pra estar preparado pra qualquer tipo de evento e profissão ligada a essa área .



Você sabia que aqui no Studio nos temos diversas modalidades? Além do ballet, temos jazz, contemporâneo, sapateado e urban dance.

Já pensou em experimentar? E fazendo mais modalidades vocês tem um descontão

20% na segunda e 30% na terceira modalidade

Então não tem nem desculpa pra não tentar eim?!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page